AUDIÇÃO E O PONTO DE ACUPUNTURA

“Ouvindo pela Pele”

Além da audição os principais sistemas capazes de perceber o som são o sistema de percepção interno representado pelo Cérebro e os órgãos internos, o sistema visual, e o sistema táctil, representado pela pele com todos os seus mecanoceptores, estruturas com a capacidade de decodifidar a energia pressórico-vibratória do ambiente, e uma estrutura especial denominada de Ponto de Acupuntura, que muitos consideram como um órgão dos sentidos especial.

Do ponto de vista embriológico o cérebro e os sistemas sensoriais como a audição, visão, tato possuem uma origem comum, e derivam todos do mesmo folheto embrionário o Ectoderma, portanto interagem em um nível muito profundo.

Uma elucidação maior do mecanismo do ouvido se deve a invenção do microscópio composto. Em 1851, o anatomista italiano, Alfonso Corti, focalizou seu instrumento nas estruturas do ouvido interno e reconheceu as diminutas células ciliadas que são os verdadeiros elementos sensoriais do ouvido. Dentre os complicados componentes do sistema da audição os órgãos de Corti são o elemento mais desenvolvido, intrincado e sensível. São uma massa gelatinosa, que embora tenha apenas cerca de 4 mm de comprimento, se compõem de perto de 7.500 partes inter-relacionadas. (algo assim como um complexo chip de computador) Esse delicado mecanismo é um dos pontos mais bem protegidos do corpo. Está encaixado dentro da cóclea que por sua vez está no fundo do osso temporal, que é o mais duro do corpo.

Desse lugar bem protegido, os órgãos de Corti retransmitem para o cérebro toda gama das freqüências audíveis pelo ser humano. Eles desempenham duas importantes funções, convertem a energia mecânica em energia elétrica e a enviam ao cérebro, em código, uma versão do som original—informação não apenas sobre as freqüências, mas também sobre a intensidade e o timbre do som recebido. A decifração de todos esses fragmentos informativos é que permite a quem escuta uma orquestra distinguir em separado os sons do violino, do pistão ou da flauta.

Embriologicamente os órgãos de Corti procedem como um pedaço especializado de pele (derivam na realidade da pele no curso do seu desenvolvimento embrionário). Do mesmo modo que um toque em qualquer ponto da pele produz uma sensação que parece localizada num lugar particular, um “toque” nas células sensíveis do ouvido interno produz uma sensação localizada numa espécie de espaço subjetivo que em Musica e denominado de altura.

Assim como o tímpano recebe e decodifica as alterações de pressão percebidas no ar pela onda sonora, a pele também possui receptores denominados de mecanoreceptores que detectam vibrações e ondas sonoras originadas do meio ambiente, na forma de sons. Poderíamos comparar a nossa pele a um grande ouvido, como uma antena parabólica recebendo e enviando inúmeras informações de natureza vibratória e eletromagnética.

A Audição pode ser dividida em duas uma seria representada pela cóclea e estaria ligada diretamente a decifração dos sons e da Música. A outra seria a audição vestibular que estaria relacionada ao equilíbrio a propriocepçao(percepção do corpo no espaço), sensibilidade cutânea, e o controle motor. Os pontos de Acupuntura seriam regidos profundamente pelo vestíbulo que é a estrutura cerebral que integra os estímulos táctil e auditivo.

A pele também pode ser compreendida como uma extensão do cérebro e da via auditiva, e na verdade ela corresponde ao Sistema nervoso periférico, com todas as suas terminações nervosas. Possui uma importância vital na recepção de estímulos de ordem pressórica e vibratória e portanto sonoro musical. E também expressa a emoção musical. Quantos de nós já não tivemos a experiência de ficarmos arrepiados ou nossos pelos se eriçarem quanto em contato com uma música que nos comove emocionalmente?

Os pontos de Acupuntura localizados na pele são órgãos dos sentidos especiais, e que são facilmente estimulados por diversos tipos de estímulos, desde estímulos meteorológicos, barométricos, térmicos, como também luminosos e sonoros. Esses pontos atuam como transdutores da superfície cutânea integrando estímulos de ordem mais sutil sem o qual o organismo não poderia absorve-los diretamente.

Segundo as evidências atuais o ouvido humano não possui apenas a função de analisar os sons, mas também uma atividade profunda orgânica regida pelo sistema vestibular, que compreende a consciência, o equilíbrio, a verticalidade e a postura corporal como tambem a atividade cognitiva em geral, a expressão vocal, corporal, a sensibilidade cutânea, e poderíamos especular também e o controle dos pontos de Acupuntura.

No seu trabalho clinico e de pesquisa Tomatis observou que as ondas sonoras promovidas pela voz humana estimulam vibratóriamente a pele ativando o “ teclado cutaneo” . Pessoas com problemas de fala possuem problemas de escuta e conseqüentemente problemas de expressao corporal. Ele observou que gagos resistentes e surdo mudos, possuem uma baixa reatividade cutânea, a pele só reaciona com sons de intensidade muito alta em torno de 100 decibéis. A pele torna-se surda. Em pessoas normais normalmente a pele entre em vibração com estímulos de em torno de 15 decibéis. (88)

Isto evidencia uma profunda relação entre a escuta a expressão vocal e corporal. Musica, Canto e Dança. Inúmeros artistas e pessoas com problemas de expressão relataram uma melhora significativa com o tratamento preconizado por Tomatis.

Segundo a MTChinesa os ouvidos são a “Janela dos Rins” e o tato esta relacionado ao Coração. Estes dois órgãos estão inter-relacionados um é a água e o outro o fogo, ambos dividem o mesmo nível de energia denominado de Shaoyin que é o mais profundo do organismo. O rim armazena a essência que é responsável pela formação, nutrição e regeneração da medula,ossos, ouvidos e o cérebro considerado o “Mar das medulas “. O coração armazena a Consciência e é responsável pelo pulso orgânico e o ritmo circulatório e está relacionado ao tato.

Livro impresso:

"A musica como terapia tem-se mostrado eficaz atualmente, principalmente no combate a depressão, e resgatando a auto-estima do pacientes. Acredito que este trabalho magnífico do Dr. Augusto Weber é de vital importância, para auxiliar todos os profissionais médicos, músicos e musicoterapeutas, a refletir e angariar conhecimentos sobre esta relação do som-ser humano-som."
Carlos Doro, musicoterapeuta 

R$ 45,00

Endereço

Rua Padre José Kentenick, 345
Campo Comprido | Curitiba PR 

Contato

Tel.: +55 (41) 3026 6896
Tel.: +55 (41) 99570 7611
Email: clique aqui

Horário de Atendimento

Manhã: 8h às 12h (seg a sex)
Tarde: 13h30 às 15h30 (seg e sex)