NEURO MODULAÇÃO PELO SOM E PELA MÚSICA

O som influencia o ser humano através dos ouvidos (audição) e da pele (somestesia). Segundo as pesquisas mais recentes no campo da psicoacústica determinados sons podem condicionar o padrão de onda cerebral (Padrões Beta, Alfa, Theta, Delta) e como conseqüência alterar a química cerebral. Através do som e da música nós podemos promover efeitos no cérebro desde a regeneração a processos de recarga cortical, bem como a síntese de neurotransmissores.

Como conseqüência, ele pode ser um importante aliado no tratamento de inúmeros problemas como ansiedade, medo, síndrome do pânico, fadiga mental, falta de concentração, doenças degenerativas cerebrais, dor crônica.

Com o advento de novas tecnologias aliadas a compreensão dos mecanismos do cérebro e de como ele é estimulado pelos sons e pela música desenvolveram-se aparelhos eletrônicos com facilidades para utilizar frequências sonoras, timbres e sons de natureza psicoacústica. Esse sistema pode ser conectado a um aparelho reprodutor de mídia, para utilizar músicas previamente escolhidas. As frequências são mixadas sutilmente com uma sequência musical adequada e enviada por fones de ouvido. Esses aparelhos possibilitam utilizar uma técnica psicoacústica denominada de som binaural, que influencia diretamente a atividade elétrica cerebral.

O cérebro tem a tendência em igualar seu próprio pulso de onda com pulsos de som exteriores, um fenômeno conhecido como “condicionamento acústico de onda cerebral” (acoustic brainwave entrainment). O termo as vezes é usado para referir-se à tendência humana de acompanhar o ritmo, de dar respostas motoras ao ritmo. Pesquisa tem demonstrado que os diferentes estados da mente podem ser induzidos através da audição de pulsos de som que igualam a velocidade das ondas cerebrais associadas com estes estados da mente (Hutchison,1986). Este fenômeno esclarece por que determinadas músicas e ritmos alteram a percepção e possuem propriedades sedativas e hipnagógicas, como as encontradas em cânticos indígenas, tibetanos, ritmos africanos como também no canto gregoriano.

Utilizamos o som binaural em conjunção com a sessão de acupuntura para amplificar os efeitos da acupuntura. Desta maneira além do estímulo do sistema táctil promovido pela acupuntura são utilizados mais 2 sistemas sensoriais como a audição e a visão com o objetivo de promover neuro modulação.

Ondas cerebrais e estados da mente

Ondas cerebrais são ondas formadas e produzidas pelo conjunto da atividade elétrica das células cerebrais os neurônios. Elas podem ser medidas com equipamentos eletrônicos sensíveis, como o eletroencefalograma, ou EEG. As frequências dessas ondas cerebrais assim como as frequências sonoras são medidas em ciclos por segundo, ou Hertz (Hz). Elas são classificadas em 4 tipos específicos: Beta, Alpha, Theta e Delta.

BETA (14-30Hz): Este padrão de onda cerebral estado está associado com a concentração, foco e pensamento linear da atividade mental como também a ansiedade. O condicionamento deste padrão de onda pode ser utilizado para melhoria das faculdades mentais e intelectuais como concentração e foco.

ALPHA (8-13Hz): Está associado com um quieto, interior, reflexivo estado mental. Neste estado a mente está em um foco aberto, observando a pintura como um todo. Se em beta nós estamos olhando as árvores em alfa nós olhamos a floresta. Este padrão é utilizado para tratamento da ansiedade e stress facilitando o relaxamento.

THETA (4-7Hz): Este padrão é encontrado em ambos estados acordado ou dormindo. No sono, o estado Theta é acompanhado de sono com sonhos. Durante a vigília, as ondas Theta estão relacionadas com a criatividade, imaginação, visualização e na resolução de problemas. Este expansivo estado mental pode alterar alguns padrões de comportamento profundamente arraigados na personalidade.

DELTA (1-3Hz): Este estado está associado com um profundo relaxamento. O sono delta é o mais profundo estado de sono, com a menor taxa metabólica, menor pressão sanguínea temperatura corporal, e menor frequência cardíaca. Este é o estado de mais rápida recuperação de saúde, e possui um efeito no equilíbrio hormonal e metabólico

Referências:
Hutchison, M. Megabrain. New Tools and Techniques for Brain growth and mind expansion. New York: Randon House 1986.
Oster, G. Auditory Beats in the Brain. Scientific American, Sep 1973.
Weber, A. Música e Acupuntura. Roca, São Paulo, 2004
Weber, A. Os 5 Elementos da Música Clássica. Andreoli, São Paulo, 2010.

Endereço

Rua Padre José Kentenick, 345
Campo Comprido | Curitiba PR 

Contato

Tel.: +55 (41) 3026 6896
Tel.: +55 (41) 99570 7611
Email: clique aqui

Horário de Atendimento

Manhã: 8h às 12h (seg a sex)
Tarde: 13h30 às 15h30 (seg e sex)